(07/10/20)
O Itaú Social está com inscrições abertas para o Edital Leia para uma Criança 2021, que selecionará os livros infantis que farão parte da campanha nacional de incentivo à leitura no próximo ano.
Completando 10 anos, o programa terá uma edição temática, voltada à seleção de livros que abordem conteúdos relacionados ao universo negro e indÃgena. Editoras de todo o paÃs, exceto as contempladas no último edital, podem submeter até cinco tÃtulos, até 21 de outubro, pelo site leiaparaumacrianca.prosas.com.
Serão selecionadas duas obras: um livro de literatura indÃgena e um de literatura negra. Os tÃtulos podem ter sido publicados recentemente ou reeditados, devem ter até 50 páginas e ser voltados a crianças de 0 a 6 anos de idade.
Está prevista a aquisição de até dois milhões de exemplares de cada tÃtulo selecionado. As editoras contempladas também devem ceder os direitos para a produção de até 10 mil livros em braile e em formato acessÃvel para leitores com deficiência.
A campanha Leia para uma Criança é realizada há 10 anos, em outubro, pelo Banco Itaú e o Itaú Social. Ao longo deste perÃodo, já foram distribuÃdos mais de 57 milhões de livros, entre coleções regulares, em braile, acessÃveis, para crianças e famÃlias, escolas públicas, bibliotecas e organizações da sociedade civil de todo o Brasil. Em 2019, as edições exclusivas de Leo e a baleia, de Benji Davies, e O Tupi que você fala, de Claudio Fragata, compuseram os kits.