🔓 Economista Paul Collier participa do Fronteiras do Pensamento

Autor do livro “O futuro do capitalismo”, britânico analisa as feridas do sistema econômico e aponta maneiras de salvá-lo dos impasses do século 21
Conferência do economista britânico Paul Collier será às 20h
27/10/2020

(27/10/20)

O economista britânico Paul Collier será o conferencista do Fronteiras do Pensamento nesta quarta-feira (28). Ele estará na plataforma digital do projeto a partir das 20h.

Collier atua como professor de economia e políticas públicas na Escola de Governo Blavatnik. Também é diretor do Centro Internacional de Crescimento com base na London School of Economics e professor do St. Anthony’s College em Oxford.

Atuou como diretor do Departamento de Pesquisa do Banco Mundial e foi consultor sênior da Comissão para África no governo do primeiro-ministro Tony Blair. É um dos maiores especialistas mundiais sobre o desenvolvimento da África e consultor de vários governos, em especial o da Alemanha. Em 2008, foi nomeado Comandante da Ordem do Império. Em 2010 e 2011 foi indicado pela revista Foreign Policy como um dos principais pensadores globais.

É autor de vários livros, entre eles O futuro do capitalismo. Na obra, analisa as feridas do sistema econômico capitalista e aponta maneiras de salvá-lo dos impasses do século 21. Seu argumento central é o da “obrigação recíproca” como ponto de partida para um mundo cooperativo, sociedade civilizada, negócios éticos e famílias funcionais.

Também é autor de War, guns and votes: Democracy in dangerous places, The bottom million e Exodus: Immigration and multiculturalism in the 21st century. É membro da British Academy, academia nacional do Reino Unido para ciências humanas e sociais.

A conferência será transmitida ao vivo em inglês, com tradução simultânea. Além do streaming ao vivo com possibilidade de reprise, cada conferência tem uma aula preparatória, entrevistas exclusivas e vídeos posteriores com comentários e análise dos mediadores sobre a apresentação.

A programação deste ano, cujo tema é “Reinvenção do Humano”, conta também com Alain Mabanckou, Andrew Solomon, Fritjof Capra e Isabela Figueiredo.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho