🔓 Documentário revela trajetória de Antonio Callado

Filme de Emilia Silveira, que estreia nesta quinta, resgata a luta pela democracia, os compromissos com o Brasil e os fatos marcantes da vida do autor
Antonio Callado, autor de “Quarup”
21/01/2021

Estreia hoje (21) nos cinemas o documentário Callado, dirigido por Emilia Silveira. Trata-se de uma biografia-ensaio sobre o escritor e jornalista Antonio Callado, um dos autores mais importantes do Brasil no último século.

O documentário lembra a luta pela democracia, os compromissos com o Brasil e os fatos marcantes da vida do autor. Destaca, também, suas obras de sucesso que atravessaram a metade do século 20 e, hoje, representam um alerta para os males do nosso tempo.

Jornalistas que conviveram com ele, amigos, a viúva, Ana Arruda, e a filha, Tessy, enfrentam no filme o desafio de explicar quem foi Antonio Callado.

Callado nasceu em Niterói, em 1917. Estudou direito e começou sua carreira jornalística como repórter do Correio da Manhã, em 1937. Trabalhou em diversos veículos da imprensa nacional e estrangeira. Em 1994, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Escreveu A Madona de cedro (1957), Quarup (1967) e Reflexos do baile (1976), entre outros. Morreu em 1997, aos 80 anos.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho