🔓 Discussão sobre racismo abre a 17ª Tarrafa Literária

Festival literário reúne autores do Brasil e do exterior até domingo, com entrada gratuita no Teatro Guarany, em Santos (SP)
Midiã Noelle, autora de “Comunicação antirracista”
22/10/2025

Começa nesta quinta-feira (23) a 17ª edição do Festival Internacional Tarrafa Literária, no Teatro Guarany, em Santos, no litoral paulista. A programação segue até domingo (26), com mesas, palestras e sessões de autógrafos que reúnem autores brasileiros e estrangeiros.

A abertura do evento será marcada pela mesa “Racismo, origens e protagonismo”, às 14h, com Midiã Noelle, Bruno Rodrigues Lima e Douglas Martins. Na sequência, às 17h, Daniela Arbex, Bruno Paes Manso e Jorge Oliveira participam da conversa “O jornalismo e a busca da verdade”. Encerrando o primeiro dia, às 20h, Anna Virginia Balloussier, Michel Alcoforado e Gustavo Klein debatem o tema “A riqueza e a crença”.

Neste ano, a homenageada da Tarrafa Literária é a escritora de literatura infantojuvenil Giselda Laporta Nicolelis. Entre os autores convidados estão o português Afonso Cruz, o angolano Ondjaki, além de Milton Hatoum, Aline Bei, Cristino Wapichana, Anna Virginia Balloussier, Michel Alcoforado, Evandro Cruz Silva, Daniela Arbex, Luiz Antonio Simas e Eduardo Giannetti, entre outros.

Apesar de as entradas disponibilizadas pela plataforma Sympla já estarem esgotadas, ainda será possível acessar o evento mediante retirada de ingressos na bilheteria do Teatro Guarany, conforme a disponibilidade.

Veja a programação completa da Tarrafa.

Serviço
Tarrafa Literária – 17ª edição
De 23 a 26 de outubro
Local: Teatro Guarany — Praça dos Andradas, 100, Centro, Santos (SP)
Horário: das 14h às 22h30
Entrada gratuita

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho