🔓 Designer Gustavo Piqueira lança livro ilustrado sem ilustrações

Em “O”, editado pela Lote 42, único elemento constante e imóvel em todas as páginas é um círculo, que dá nome à obra
O designer Gustavo Piqueira, autor de “O”
20/11/2020

(19/11/20)

O designer Gustavo Piqueira coloca em xeque ideias consagradas de formatos em seu novo livro, O. A típica estrutura de livro ilustrado é assumida, porém as palavras ocupam a página como se fossem substitutas ou legendas de imagens que não estão lá. O único elemento constante e imóvel em todas as páginas é um círculo, que dá nome à obra.

O arranjo levanta questões sobre o trabalho imaginativo do leitor, algo sempre presente na literatura, em maior ou menor medida. Para o autor, “o lúdico jogo deste livro revela o que de fato motivou sua realização: trazer à tona o papel de coautor que é assumido por quem lê não apenas este, mas todo e qualquer livro”.

Conhecido por livros de difícil classificação, nos quais mistura livremente texto, imagem e design, Gustavo Piqueira já lançou mais de 20 obras, como Bibi, Brasil Zero-Zero e Lorde Creptum, além da Coleção Gráfica Particular, que a cada volume traz um ensaio sobre um grande trabalho de arte gráfica. À frente de seu estúdio Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de 500 prêmios internacionais.

Para marcar a chegada do novo livro, Piqueira fará uma live no dia 10 de dezembro, às 19h, transmitida ao vivo na página da Lote 42 no Facebook. O é a primeira publicação da editora desde o começo da pandemia, em março de 2020.

O
Gustavo Piqueira
Lote 42
112 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho