🔓 Daniel Galera é o grande vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013

26/11/2013

 

Daniel Galera é o grande vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013: seu romance Barba ensopada de sangue (Companhia das Letras) foi eleito o Melhor Livro do Ano de 2012. A premiação, que neste ano contemplou romances, escolheu ainda Desnorteio (Patuá), de Paula Fábrio, na categoria Melhor Livro do Ano – autor estreante com mais de 40 anos, e Antiterapias (Scriptum), de Jacques Fux, na categoria para autores com menos de 40 anos.

Do romance de Fux, os jurados destacam a “intensidade dramática, olhar arguto e prosa poĂ©tica com que arregimenta sua narrativa”. Da trajetĂłria de trĂŞs irmĂŁos que passam a viver da mendicância na segunda metade do sĂ©culo 20, no interior de SĂŁo Paulo, em Desnorteio, o jĂşri ressalta que a autora “dignifica o estado mental de seus personagens com um extremado zelo poĂ©tico (…) retrata com precisĂŁo o desassossego e a misĂ©ria”. Cada um dos autores receberá R$ 100 mil.

Já Daniel Galera receberá o maior prêmio, de R$ 200 mil, para o Melhor Livro do Ano, por Barba ensopada de sangue, do qual os jurados destacam a construção do personagem principal: “Fica, deste grande romance, a impressão de que não lembraremos do rosto do personagem, mas do traçado que ele deixa nas águas da literatura contemporânea”. 

Ao todo, 168 livros entraram na competição na sexta edição do Prêmio – todos romances publicados em 2012, de escritores de vários estados brasileiros.

LEIA RESENHA DE BARBA ENSOPADA DE SANGUE.

Rascunho