🔓 Dalton Trevisan recebe Prêmio Machado de Assis 2012

06/06/2012

A Academia Brasileira de Letras (ABL) conferiu hoje (6) o Prêmio Machado de Assis 2012 ao escritor curitibano Dalton Trevisan. O prêmio, no valor de R$ 100 mil, é conferido anualmente pelo conjunto da obra. Benedito Nunes, Ferreira Gullar e Wilson Martins foram alguns dos vencedores em edições passadas. A entrega será em julho deste ano.

De acordo com o parecer da comissão, formada pelos Acadêmicos Eduardo Portella, Lygia Fagundes Telles, Tarcísio Padilha, Sergio Paulo Rouanet e Geraldo Holanda Cavalcanti, Trevisan conquistou o prêmio por ser “um dos mais importantes narradores da ficção brasileira contemporânea”.

No dia 21 de maio deste ano, o autor de O vampiro de Curitiba foi anunciado o vencedor do Prêmio Camões de Literatura, o principal reconhecimento da literatura em língua portuguesa.

Dalton Trevisan nasceu em 1925, em Curitiba. Formado em Direito, exerceu as funções de repórter policial e crítico de cinema. Sua estréia nacional na literatura foi em 1959 com Novelas nada exemplares (Prêmio Jabuti), reunião de sua produção das duas décadas anteriores. Desde então, Trevisan publicou mais de 30 livros — dos quais apenas A polaquinha é romance —, vários deles traduzidos para o inglês, o polonês e o italiano. Reconhecido como um dos maiores contistas da literatura brasileira, em 2011, aos 86 anos, venceu novamente o prêmio Jabuti com Desgracida e publicou O anão e a ninfeta, reunião de 40 contos inéditos.

LEIA ENSAIO SOBRE A OBRA DE DALTON TREVISAN.

Rascunho