De 4 de setembro a 9 de outubro, o colaborador do Rascunho Martim Vasques da Cunha ministra o curso virtual (não-presencial) “Utopia e Globalização: Psicoses do Imaginário“, no site do Cedet.
Cada aula, sempre às quartas-feiras, às 19h30, terá duração de 1h30 e vai analisar as variações do conceito de “utopia” na literatura da modernidade e suas conseqüências morais em um mundo que insiste em tornar-se cada vez mais “global”.
Martim Vasques da Cunha é escritor, jornalista e autor de Crise e Utopia: O dilema de Thomas More (Vide Editorial, 2012). Vive em São Paulo (SP).
Ementa detalhada
1ª. aula: Análise de Utopia, de Thomas More (Primeira e Segunda Realidades; a busca pelo paraíso perdido);
2ª. aula: Análise de As cidades invisíveis, de Italo Calvino (O que significa a globalização? O que é o império mundial?);
3ª. aula: Análise de Cosmópolis, de Don DeLillo (O que significa a Era Ecumênica?);
4ª. aula: Análise de O sermão sobre a queda de Roma, de Jérôme Ferrari (A mente servil, de acordo com Kenneth Minogue; O estado de exceção, segundo Giorgio Agamben);
5ª. aula: Análise de O senhor do mundo, de Robert Hugh Benson (Como as civilizações morrem?)
6ª. aula: Análise de Meridiano de sangue, de Cormac McCarthy (A sociedade dual; o suserano que divide a ordem do mundo; o paraíso que jamais será reconquistado).