Cronistas do Rascunho ganham prêmio APCA

A escritora Nara Vidal e a educadora Bel Santos Mayer venceram prêmio por seus trabalhos de difusão da literatura no Brasil e no exterior
Nara Vidal, editora da revista “Capitolina Books”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
19/01/2021

As cronistas do Rascunho Nara Vidal e Bel Santos Mayer ganharam o prêmio APCA, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria Literatura. Gita Guinsburg, da editora Perspectiva, também foi premiada.

As dez categorias tradicionais de premiação foram mantidas — arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, rádio, teatro, teatro infantojuvenil e televisão. Por conta da pandemia, a tradicional divisão de cada uma dessas em outros sete subgrupos foi reduzida a três ou quatro na maioria dos casos.

Nara Vidal, que vive na Inglaterra, venceu o prêmio por seu trabalho como editora da revista eletrônica Capitolina Books, que publica ficção e entrevistas com autores brasileiros.

“A Capitolina nasceu da e durante a pandemia”, diz a escritora, que no final de 2020 lançou a coletânea de contos Mapas para desaparecer. “Pra mim, ela significa a celebração da literatura mesmo em tempos tão duros como estes nossos. Disponibilizar literatura brasileira contemporânea aqui na Inglaterra é uma maneira de convivência com a língua portuguesa que acaba por fortalecer nossa identidade, ainda que a geografia nos desafie.”

 

Bel Santos Mayer coordena o projeto Biblioteca Caminhos da Leitura

 

Já Bel Santos Mayer, uma das criadoras do projeto Biblioteca Caminhos da Leitura, ganhou o prêmio na subcategoria Difusão de Literatura Brasileira, pela propagação de literatura brasileira contemporânea.

As autoras
Nara Vidal é mineira, formada em Letras pela UFRJ e Mestre em Artes pela London Met University. É escritora, tradutora e editora. Autora de livros infantis e ficção adulta. Seu romance de estreia, Sorte (Moinhos), traduzido na Holanda, foi um dos vencedores do Prêmio Oceanos em 2019.

Bel Santos Mayer é educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac) e co-gestora da Rede LiteraSampa.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Publicidade