Dezoito anos após a morte de Manoel Carlos Karam (1947-2007), chega à s livrarias um novo tÃtulo do escritor. Crônicas de Alhures do Sul, publicado pela Arte & Letra, reúne mais de cem textos inéditos em que o autor observa o cotidiano com humor e concisão, marcas de sua escrita.
As crônicas foram originalmente publicadas entre 2006 e 2007, no Blog do Zé Beto e na Rádio BandNews FM Curitiba. Ambientadas em uma cidade fictÃcia, as narrativas refletem a visão crÃtica e fragmentada de um dos principais cronistas da literatura brasileira contemporânea.
Além da edição impressa, os textos também podem ser ouvidos em podcasts no YouTube e no Spotify. As gravações mesclam leituras originais de Karam com a voz de seu filho, Bruno, e são publicadas semanalmente às segundas e quartas-feiras.
O projeto Crônicas de Alhures do Sul inclui ainda ações de formação e mediação de leitura em escolas e bibliotecas públicas de Curitiba, como oficinas para professores e rodas de leitura com jovens e adultos.
Quem foi Manoel Carlos Karam
Nascido em Rio do Sul (SC), em 1947, e radicado em Curitiba desde 1966, Manoel Carlos Karam foi escritor, jornalista e dramaturgo. Dirigiu 20 peças teatrais nos anos 1970 e publicou 14 livros, entre eles Cebola, vencedor do Prêmio Cruz e Souza de Literatura em 1995. Trabalhou na RPC TV, em jornais de Curitiba e na prefeitura municipal. Faleceu em 2007, aos 60 anos.
Desde 2008, a Casa da Leitura do Parque Barigui leva seu nome e abriga sua biblioteca pessoal, com mais de três mil volumes.