Na próxima terça-feira (18), o crítico literário do Rascunho Marcos Pasche lança De pedra e de carne: artigos sobre autores vivos e outros nem tanto (Confraria do Vento) no Rio de Janeiro (RJ).
O livro reúne as resenhas que o escritor e crítico publicou, entre 2008 e 2011, nos principais jornais e revistas do país. Nelas, o autor analisa obras de diversos escritores de ontem e de hoje — como José Paulo Paes, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Alexei Bueno, Ronaldo Correia de Brito, Rubens Figueiredo, Fernanda Young, entre outros —, afirmando o papel do crítico como transgressor da condição que o relega a certa marginalidade e que deve se apresentar como voz a destoar da inversão de valores de hoje. Pasche defende que se o juízo for emitido com elegância, atenção e sinceridade, o autor criticado, recebendo a crítica com lucidez, talvez chegue a considerá-la em composições futuras.
No evento de lançamento, no Centro Cultural Justiça Federal, haverá bate-papo com os críticos Gilberto Araújo, Henrique Marques-Samyn e Luiz Guilherme Barbosa, com mediação de Roberto Lota.