Em sua 58ª edição, o Prêmio Fundação Bunge contempla trabalhos e pesquisadores que se dedicam à  CrÃtica Literária e a Recursos HÃdricos e Agricultura. Universidades e entidades cientÃficas e culturais brasileiras podem recomendar seus candidatos até 30 de maio. Quatro profissionais serão escolhidos, dois em cada categoria, e receberão prêmios de R$ 135 mil e medalha de ouro (Vida e Obra) e R$ 50 mil e medalha de prata (Juventude).
Criado pela Fundação Bunge em 1955, o Prêmio tem como objetivo incentivar a inovação em várias áreas do conhecimento, homenagear o poder transformador dos indivÃduos na sociedade e estimular novos talentos. Os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge não são inscritos, mas sim indicados pelas principais universidades e entidades culturais e cientÃficas brasileiras. Uma Comissão Técnica composta por cinco membros em cada área de premiação, sendo um do exterior, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano. Mais informações no site www.fundacaobunge.org.br/
O objetivo do prêmio é reconhecer personalidades cujos trabalhos representem avanços nas artes e nas ciências, e contribuam para o desenvolvimento do Brasil, por meio da categoria Vida e Obra, e estimular jovens talentos na categoria Juventude (até 35 anos). Até hoje, foram reconhecidos 171 brasileiros pelo prêmio, entre eles o crÃtico Antonio Candido, os arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e os escritores Marcelo Rubens Paiva, Erico Verissimo, Jorge Amado e Manuel Bandeira.