🔓 Contos de Mia Couto abordam males que assombram humanidade

Enfermidades, guerras e o medo a morte permeiam “As pequenas doenças da eternidade”, cujas histórias foram publicadas originalmente na revista “Visão”
Mia Couto, autor dos contos de “As pequenas doenças da eternidade”
17/07/2023

Em seu novo livro de contos, o moçambicano Mia Couto traz histórias que tratam de grandes males que assombram a sociedade, dos tempos mais remotos aos dias atuais. A perspectiva da finitude, o medo do abandono, indiferença, traições, guerras e pandemias são alguns dos temas que perpassam As pequenas doenças da eternidade.

A seleta reúne histórias que Mia Couto tem publicado na revista portuguesa Visão. Para esta edição — ligeiramente diferente da publicada em Portugal sob o nome O caçador de elefantes invisíveis , o autor revisitou todos os contos, modificou pequenos detalhes e abdicou de alguns textos.


O conto-título começa com um suplício: “
Peço a Deus que me dê a felicidade das pequenas doenças”. Nele, uma mãe e seu filho rezam para evitar graves enfermidades e tentam, sem sucesso, postergar o próprio fim.

A saúde — assim como a paz, a igualdade, a dignidade — é a súplica que permeia todas as páginas da seleta de contos: o velho que recebe em casa um enfermeiro em serviço de rastreio da Covid-19; uma mulher que aguarda a volta do marido; um rapaz que retorna à sua aldeia e não é reconhecido; as sombras do abandono numa sala de espera de hospital.

Vencedor do Prêmio Camões (2013), o mais prestigioso da língua portuguesa, Mia Couto é autor de mais de 30 livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos doze melhores livros africanos do século 20.

As pequenas doenças da eternidade
Mia Couto
Companhia das Letras
176 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho