🔓 Contos de Denis Johnson expõem outro lado do sonho americano

Lançado em 1992, "Filho de Jesus" oferece um retrato perturbador, mas também belo, da solidão e esperança dos excluídos dos EUA
Denis Johnson, autor dos contos de “Filho de Jesus”
21/12/2022

A coletânea de contos Jesus’ son (Filho de Jesus) deu visibilidade à literatura do americano (nascido na Alemanha) Denis Johnson no começo dos anos 1990. O livro foi adaptado ao cinema e estrelado por Billy Crudup e Dennis Hopper. Agora a obra ganha edição em português, pela Todavia, com tradução da poeta Ana Guadalupe.

Os 11 contos de Filho de Jesus, a primeira coleção de histórias curtas de Johnson, apresenta uma visão única da vida americana contemporânea, oferecendo um retrato perturbador, mas também belo, da solidão e esperança americana.

“O que encontramos aqui não é a idílica América com o pé na estrada dos livros de Jack Kerouac e da geração beat, e a relação com a droga não guarda mais qualquer sentido libertário ou espiritual”, escreve o romancista Joca Reiners Terron em texto que acompanha a edição de Filho de Jesus.

“Narrados por um personagem anônimo que participa da ação o tempo todo, os contos são povoados por seres à deriva, gente que trocaria a própria mãe por um pico na veia. São enfermeiros junkies num pronto-socorro onde deveriam ser os socorridos, não o contrário; ladrões que roubam casas arruinadas e homens que são esfaqueados no olho pela mulher enquanto dormem.”

Denis Johnson nasceu em 1949, em Munique, na Alemanha Ocidental, e foi criado em Tóquio, Manila e Washington. É autor de oito romances, além de volumes de poesia, contos e reportagens. Seu romance Árvore de fumaça foi o vencedor do National Book Award.

Filho de Jesus
Denis Johnson
Trad.: Ana Guadalupe
Todavia
112 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho