O escritor e tradutor paulista Bernardo Ajzenberg volta ao universo dos contos em seu mais recente livro, chamado Inveja e outras histórias, que será lançado em 4 de julho na Livraria Mandarina, em São Paulo.
Os 26 contos apresentados por Bernardo Ajzenberg se destacam pela variedade de temática. Se existem encontros, alguns dos quais, prosaicos, os desencontros são contrapontos por vezes duros. Não apenas com o outro, mas consigo mesmo.
Os personagens estão em movimento, alguns dos quais numa busca, outros em fuga, alguns numa espiral elíptica interna de autoconhecimento. E ainda há aqueles que estão apenas usufruindo o fragor da vida.
Entre as histórias, há o professor que havia sido a inspiração para o jornalista e lhe telefona para um encontro; o escritor que encontra nas calçadas do centro da cidade uma moça que carrega um livro seu — e a segue, consegue entrar em seu prédio e bate à sua porta; o jovem caminha pelas ladeiras da Vila Madalena pensando com alegria num encontro futuro, etc.
Publicando desde os anos 1990, Ajzenberg é autor de Variações Goldman (1998), A gaiola de Faraday (2002, prêmio de ficção da Academia Brasileira de Letras), Homens com mulheres (2005, finalista do prêmio Jabuti), Olhos secos (2009, finalista do prêmio Portugal Telecom de Literatura), Minha vida sem banho (2014, prêmio Casa de las Americas) e Gostar de ostras (2017).