🔓 Contardo Calligaris morre aos 72 anos

Escritor e psicanalista radicado no Brasil morreu nesta terça-feira (30), em decorrência de um câncer, e deixa legado em diferentes áreas
Contardo Calligaris morreu nesta terça-feira (30), aos 72 anos, em decorrência de um câncer
30/03/2021

O escritor e psicanalista Contardo Calligaris morreu nesta terça-feira (30), aos 72 anos, em decorrência de um câncer. Radicado no Brasil desde a década de 1980, o autor nascido na Itália estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), em tratamento contra a doença.

“Consegui fazer muitas coisas, mas não queria ser outra que não fosse ficcionista”, disse Calligaris em entrevista concedida a Iara Machado Pinheiro para o Rascunho #235. “Eu queria escrever, não queria ir pra faculdade”, completa o autor de livros como Cartas a um jovem terapeuta, O conto do amor e Hello, Brasil!, entre outros.

Natural de Milão, Calligaris foi colunista da Folha de S.Paulo por mais de duas décadas, desde 1999. Ao contrário de seu próprio desejo inicial, acabou fisgado pelo conhecimento científico e teve extensa formação acadêmica, que envolveu epistemologia genética, letras, filosofia e psicologia clínica.

Devido aos seus estudos e profissão, viveu em diferentes países — em Genebra, na Suíça, foi aluno de Piaget — e morou no Brasil por mais de 30 anos. Segundo informação compartilhada por seu filho (Max) no Instagram, a frase de Calligaris diante da proximidade da morte foi: “Espero estar à altura”.

>>>Leia entrevista de Contardo Calligaris.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho