🔓 Concurso João-de-Barro, de literatura infantil, abre inscrições

Prêmio da Prefeitura de Belo Horizonte existe desde 1974; vencedores das categorias “Texto Literário” e “Livro Ilustrado” recebem R$ 25 mil cada
03/01/2022

Estão abertas as inscrições para o “Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro — Literatura para Crianças e Jovens”, promovido pela prefeitura de Belo Horizonte. A entrega dos envelopes contendo a obra e a documentação solicitada deve ser feita até 11 de março de 2022, na sede da Fundação Municipal de Cultura (Rua da Bahia, 888, 12º andar, sala 1205, Centro). Também serão aceitos envelopes postados nos Correios até a data limite para inscrição.

Esta edição concurso contempla obras nas categorias “Texto Literário” e “Livro Ilustrado” com projeto gráfico completo, voltados para crianças e jovens. Cada vencedor recebe R$ 25 mil.  As obras devem ser inéditas. O edital completo do concurso pode ser conferido aqui.

Um júri composto por três especialistas em cada uma das categorias, convidado pela Fundação Municipal de Cultura, irá avaliar e julgar as obras. O resultado final do concurso será divulgado no Diário Oficial do Município e no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

O “Concurso Nacional de Literatura — Prêmio João-de-Barro” foi criado em 1974 e é um dos mais longevos prêmios literários nacionais voltados para literatura infantil e juvenil. Ao longo da sua existência, foram premiados tanto escritores e ilustradores, como Marilda Castanha, Silvana Tavano e Odilon Moraes, além de novos talentos, entre eles Adriana Calabró, Eve Ferreti e Aline Abreu.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho