🔓 Concerto celebra 100 anos de Clarice Lispector

Canal da Universidade Princeton no YouTube transmite apresentação de Beatriz Azevedo, Moreno Veloso e Maria Bethânia hoje (25), às 19h
Clarice Lispector, autora de “Perto do coração selvagem”
25/11/2020

(25/11/20)

As homenagens aos 100 anos de nascimento de Clarice Lispector não param. A autora é tema do show Agora Clarice, transmitido pelo Canal Brazil Lab, da Universidade Princeton, no YouTube.

Beatriz Azevedo e Moreno Veloso se apresentam acompanhados de Jaques Morelenbaum no violoncelo e Marcelo Costa na percussão. Maria Bethânia faz uma participação especial lendo textos de Lispector — a primeira aparição pública da cantora desde o início da pandemia, já que ela não fez nenhuma live. O concerto também marca a inauguração da biblioteca “Clarice 100 Years” na Universidade Princeton.

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920. Com pai e mãe de origem judaica, veio para o Brasil ainda criança. Viveu em Maceió e Recife, mudando-se, aos 12 anos, para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito pela UFRJ, trabalhou como jornalista e iniciou sua carreira literária.

Em 1943, publicou o primeiro livro, Perto do coração selvagem. Sua principal obra, o romance A paixão segundo G. H., foi publicada em 1964 e alçou Clarice ao primeiro time da literatura brasileira. Escreveu ainda outros livros emblemáticos, como Laços de família e A hora da estrela.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho