Após o baque inicial da pandemia, o mercado editorial brasileiro segue em ascensão. A mais recente pesquisa realizada pela Nielsen BookScan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostra que, entre 6 dezembro de 2021 e o último dia 2 de janeiro, foram comercializados 5,4 milhões de livros.
Isso representa crescimento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2020, quando foi registrada a venda de 5,1 milhões. Em faturamento, o crescimento foi de 14,1%, contabilizando R$235 milhões.
Ao longo de todo o ano passado, o setor mostrou resiliência e a adoção de boas práticas, capazes de superar as expectativas e fazer de 2021 um ano de prosperidade. Em relação a 2020, o crescimento registrado foi de 29,3% em volume e de 29,2% em faturamento. Em números reais, foram vendidos 55 milhões de livros, que movimentaram R$2,28 bilhões.
“Ficamos muito felizes com os resultados, por ter demonstrado que a retomada do hábito de leitura permaneceu forte, mesmo sob todas as complexidades do ano que passou”, diz Dante Cid, presidente do SNEL. “Para o ano que se inicia, a inflação em elevação traz um novo desafio, e precisaremos manter a resiliência demonstrada pelo setor até agora.”
A pesquisa é um iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen, que disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.