🔓 Colombiana Pilar Quintana vence Prêmio Alfaguara

O romance inédito “Los abismos” superou outros 2.427 livros e será publicado em março nos mercados de língua espanhola; autora vai receber US$ 175 mil
Pilar Quintana, autora de “Los abismos”
22/01/2021

A colombiana Pilar Quintana ganhou o Prêmio Alfaguara 2021 pelo romance inédito Los abismos. Nesta edição, o concurso recebeu 2.428 inscrições. A autora vai receber US$ 175 mil. Seu livro deve chegar às livrarias em 25 de março nos países de língua espanhola.

“[Los abismos] adentra a obscuridade do mundo dos adultos por meio do ponto de vista de uma menina que, a partir de lembranças de sua vida familiar, tenta compreender a relação conflituosa entre seus pais”, diz o comunicado do prêmio.

Pilar foi um dos destaques da última edição da Flip, realizada em dezembro de 2020 de forma online. Ela é autora do elogiado A cachorra, publicado no Brasil pela Intrínseca, e já havia recebido o Prêmio da Biblioteca de Narrativa da Colômbia.

A cachorra tem como ponto central o desejo da protagonista, Damaris, de ser mãe. Outro trunfo do livro vem do cenário em que a trama se passa: a pobre e selvagem costa do oceano Pacífico colombiano, onde a própria escritora viveu durante nove anos.

O lugar conhecido por possuir uma das maiores biodiversidades do planeta é também uma das regiões mais pobres do país. A autora teve seu primeiro filho aos 40 anos e conta que escreveu o romance inteiro no celular, enquanto amamentava a criança. O romance teve os direitos de tradução vendidos para dez países e entrou na lista do National Book Award, na categoria de literatura traduzida.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho