Na coletânea O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe, organizada por Fernanda Medeiros e Liana de Camargo Leão, professores, atores, juristas e profissionais de outras áreas escrevem textos — de variados estilos — sobre o trabalho literário do Bardo.
A obra, que começou a ser lapidada quando a pandemia do novo coronavírus estourou no ano passado, traz nomes como o da docente de Oxford Emma Smith, o tradutor Lawrence Flores Pereira, o ator Diogo Vilela e o diretor Richard Eyre.
As narrativas, reunidas de várias partes do mundo, passa por vários temas: o luto em Hamlet e Rei Lear, os ensinamentos do Bardo para estes tempos pandêmicos e a presença do autor inglês na ficção de Machado de Assis, entre outros.
Doutora em Letras, Fernanda Medeiros é professora associada de literatura inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e estudou a fundo o diálogo de ficcionistas brasileiros contemporâneos com a obra de Shakespeare.
Liana de Camargo Leão, professora titular da Universidade Federal do Paraná, editou e coorganizou várias obras de e sobre o Bardo. Faz parte do conselho consultivo da Enciclopédia digital de Shakespeare, da Universidade de Stanford.