🔓 Coletânea abrangente mapeia trabalho do peruano César Vallejo

Em edição bilíngue, com tradução de Gustavo Pacheco e Fabrício Corsaletti, “Poemas humanos” é considerado um dos pontos altos da carreira de Vallejo
O peruano César Vallejo, autor de “Poemas humanos”
18/01/2022

Escritos ao longo da década de 1930 e publicados postumamente, os textos que compõem a coletânea Poemas humanos, do peruano César Vallejo (1892-1938), ganham nova versão em português. Publicado pela Editora 34, o livro, em edição bilíngue, traz tradução dos escritores Fabrício Corsaletti e Gustavo Pacheco.

Considerado um dos pontos altos da carreira de Vallejo, Poemas humanos se ancora em versos livres e numa gama extensa de temas, que vão do mundano e do político ao trágico e ao existencial. “Ler Vallejo é uma experiência-limite”, escreve no texto de orelha o também poeta Alberto Martins.

Nascido em Santiago de Chuco, nos Andes peruanos, César Vallejo foi professor de escola primária e colaborador de diversos jornais e revistas peruanos. Por volta de 1915, começou a publicar poemas na imprensa local, alguns dos quais seriam retrabalhados e incluídos em seu primeiro livro, Los heraldos negros, publicado em 1919, pouco depois de Vallejo se mudar para Lima.

Em 1920, o poeta se envolveu num sangrento conflito político em sua cidade natal que o levaria à prisão, onde o mantiveram por quatro meses. Durante esse período, começou a escrever os poemas que mais tarde formariam Trilce (1922), um dos marcos fundadores da poesia de vanguarda em espanhol.

Em 1923, Vallejo se mudou para Paris, cidade em que moraria pelo resto da vida, com exceção de uma estadia de um ano em Madri. Na Europa, o poeta escreveu contos, peças de teatro, relatos de viagem e o romance El tungsteno, além de artigos jornalísticos, que foram seu principal ganha-pão entre 1925 e 1931.

Poemas Humanos
César Vallejo
Trad.: Fabrício Corsaletti e Gustavo Pacheco
Editora 34
328 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho