🔓 Coleção quer estreitar laços entre as poesias brasileira e lusófona

Livro que abre a coleção Claro Enigma é “O sol abate-se”, de Elsa Ribeiro Alves, que por meio de formas clássicas, propõe um “bucolismo no século 21”
Elsa Ribeiro Alves, autora de “O sol abate-se”
16/06/2021

Com o objetivo de estreitar os laços poéticos entre Brasil e Portugal, publicando “autores portugueses contemporâneos que arrisquem na imaginação”, a editora Gato-Bravo lança a Coleção Claro Enigma, sob a coordenação do crítico António Carlos Cortez e da editora Paula Cajaty.

O livro que abre a coleção é O sol abate-se, da poeta Elsa Ribeiro Alves, nascida na província de Trás-os-Montes. A autora, que preza pelas formas clássicas da poesia, propõe que se cante o bucolismo ainda no século 21. Seus versos vêm carregados de sensações e figuras familiares que, mesclados pela poeta, geram uma realidade inquietante e palpável.

“O nome, Claro Enigma, vem de um livro de poesia de Carlos Drummond de Andrade. Achamos por bem escolher este título à coleção, jogando com o paradoxo deste oxímoro, um discurso que só se explica por meio de contradições”, diz o curador António Carlos Cortez.

Elsa Joana de Morais Nunes Ribeiro Alves nasceu em Bragança, mas vive em Lisboa. Com uma licenciatura em Estudos Portugueses e um mestrado em Literaturas de Expressão Portuguesa, elaborou uma dissertação sobre a linguagem e o hibridismo de gênero sobre Lavoura arcaica, do paulista Raduan Nassar. Trabalhou numa editora, na redação para marketing e como professora de português para estrangeiros.

Prepara-se também para integrar o projeto “Artistas letrados — Letrados artistas. Relações entre literatura e artes plásticas na modernidade contemporânea brasileira”, coordenado por Alva Martínez Teixeiro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O sol abate-se é seu livro de estreia na poesia.

O sol abate-se
Elsa Ribeiro Alves
Gato-Bravo
90 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho