🔓 Claudia Roquette-Pinto se inspira na paisagem carioca em “Alma corsária”

Escritora lança seu sexto livro de poemas, em que a natureza, especialmente o mundo vegetal, é presença constante
Claudia Roquette-Pinto, autora de “Alma corsária”
27/09/2022

Depois do elogiado Margem de manobra, de 2005, Claudia Roquette-Pinto retorna à poesia com Alma corsária, publicado pela Editora 34 e que traz versos bastante influenciados pela paisagem carioca.

“A natureza, especialmente o mundo vegetal, tão exuberante na paisagem carioca, é presença constante no universo poético de Claudia Roquette-Pinto, e através dela se dá uma constante renovação de maravilhamento (o poeta é, antes de tudo, um maravilhado). Ao mesmo tempo, a poeta inveja essa excessiva beleza solar, o mundo não-humano para sempre inconsciente e contido em si”, diz o texto de orelha assinado por Renato Rezende.

Esse é o sexto livro de poesia de Claudia, que estreou em 1991 com a coletânea Os dias gagos, seguido de  Saxífraga (1993), Zona de sombra (1997), Corola (2001), vencedor do Prêmio Jabuti de Poesia em 2002, e Margem de manobra (2005), finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira em 2006.

Nascida no Rio de Janeiro, Claudia viveu na Califórnia durante o ano de 1980 como estudante na San Francisco State University. Graduou-se em Tradução Literária pela PUC-RJ em 1986, e de 1985 a 1990 dirigiu o jornal Verve, de literatura e artes.

Seus poemas foram traduzidos para várias línguas, entre elas, o inglês, o espanhol, o francês, o alemão e o catalão e incluídos em diversas antologias e publicações nacionais e estrangeiras.

Alma corsária
Claudia Roquette-Pinto
Editora 34
144 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho