🔓 Clássicos de Patricia Highsmith ganham reedição

No centenário de nascimento da norte-americana, os dois primeiros volumes da série protagonizada pelo carismático sociopata Tom Ripley voltam a circular
Patricia Highsmith, autora de “O talentoso Ripley” e “Ripley subterrâneo”
30/04/2021

No ano do centenário de nascimento de Patricia Highsmith (1921-1995), a Intrínseca reedita os dois primeiros volumes da série — de cinco livros — protagonizada por um dos sociopatas mais famosos da literatura: O talentoso Ripley e Ripley subterrâneo.

No primeiro romance, o personagem que dá nome à obra tenta se estabelecer em Nova York após fugir de um lar disfuncional. Neste primeiro contato, o leitor é apresentado às características que tornariam Tom Ripley célebre, como sua lábia traiçoeira e o humor sagaz. É claro que, por trás da boa aparência, há muitos podres.

Adepto dos pequenos furtos e golpes, ele deve ir à Itália convencer o ricaço Dickie Greenleaf a voltar para casa e assumir os negócios da família. Absorto pelo estilo de vida do rapaz, no entanto, Ripley resolve dar outros rumos à missão.

“Tom Ripley é um dos personagens mais interessantes da literatura mundial”, comentou o diretor de cinema Anthony Minghella, responsável por levar O talentoso Ripley às telonas em 1999, com Matt Damon no papel do protagonista.

No segundo volume, Ripley subterrâneo, o sociopata colhe os frutos da primeira narrativa: com sua nova identidade, a de Dickie Greenleaf, vive no sul da França ao lado da esposa, Heloise. Além disso, está metido com falsificação de quadros do pintor Derwatt.

Tudo desanda para o personagem quando um comprador desconfia da autenticidade de uma das artes e ameaça ir à polícia. Para consertar esse desvio, Ripley decide fazer o que faz de melhor — e a trama se desenvolve em meio a sangue e reviravoltas.

Texana de Fort Worth, Patricia Highsmith nasceu em 1921 e passou grande parte da vida adulta na Suíça e na França. Ganhou notoriedade já com seu primeiro livro, Pacto sinistro (1950), adaptado para o cinema por Alfred Hitchcock. Publicou mais de 20 livros. Morreu em fevereiro de 1995, aos 74 anos.

O talentoso Ripley
Patricia Highsmith
Trad.: José Francisco Botelho
Intrínseca
336 págs.
Ripley subterrâneo
Patricia Highsmith
Trad.: Fernanda Abreu
Intrínseca
352 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho