🔓 Clássico da ficção científica, romance “O jogador” é editado no Brasil

Livro é segundo volume da série “A cultura”, publicada por Iain M. Banks entre 1987 e 2012, e que ajudou a formatar o subgênero space opera
Iani M. Banks, autor de “O jogador” e da sĂ©rie “A Cultura”
15/10/2021

Nos anos 1980, o escocês Iain M. Banks escreveu a série A Cultura, que se tornou um clássico da ficção científica. Os livros se passam todos no mesmo universo, mas podem ser lidos em qualquer ordem. O segundo volume da série original, O Jogador, acaba de ser lançado pela editora Morro Branco.

A série A Cultura foi publicada originalmente entre 1987 e 2012. Os livros se encaixam no subgênero space opera, pois tratam de uma sociedade que vive em habitats artificiais através da galáxia. Os seres humanos dividem espaço com avançadas inteligentes artificiais e alienígenas humanoides.

O jogador
Em O jogador, a humanidade se transformou: os avanços tecnológicos pautaram o futuro e homens e máquinas habitam galáxias e convivem entre si. Essa é a Cultura, uma sociedade magistralmente evoluída na qual fome, doenças, violência e morte não existem. O único fator que distingue seus habitantes é a habilidade de jogar.

Rodeado por inteligência artificial, competições e infindáveis vitórias, Gurgeh é o melhor jogador mestre que existe. Seu desempenho inigualável em jogos de tabuleiro, de computador e de estratégia tornaram-no imbatível — e entediado. Ele sabe que já atingiu o ápice do sucesso e a monotonia dos dias o enfastia.

Entretanto, em um ímpeto de ganância, ele é chantageado e obrigado a viajar para o Império de Azad — uma civilização considerada primitiva, com imensa riqueza e crueldade e a milhares de anos-luz de tudo o que ele conhece.

Lá, o jogador mestre percebe que o jogo ao qual foi coagido a ganhar é tão complexo, e tão entrelaçado à realidade, que vida e morte são colocadas em xeque na batalha mais vertiginosa que Gurgeh já jogou, e ele sabe que não pode vencer.   

Banks
Iain M. Banks foi um importante escritor de ficção científica nascido na Escócia, em 1954. Seu primeiro livro do gênero, Consider Phlebas, foi publicado em 1987, dando início à série A Cultura. Vários de seus trabalhos foram adaptados para o teatro, rádio e televisão.

Em 2008 ele foi eleito pelo The Times como um dos 50 melhores escritores britânicos desde 1945. Morreu em 2013, de câncer.

O jogador
Iain M. Banks
Trad.: Edmundo Barreiros
Morro Branco
368 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho