(25/09/2020)
Os Correios lançaram selo em homenagem ao centenário de Clarice Lispector. A emissĂŁo tem tiragem de 900 mil selos, com valor de R$ 2,05 a unidade, e estará disponĂvel nas principais agĂŞncias de todo o paĂs e tambĂ©m na loja virtual dos Correios. A arte Ă© da neta da escritora, Mariana Valente.
TambĂ©m em comemoração Ă data, a Rocco lança Todas as cartas, com textos inĂ©ditos de Clarice, resultado de pesquisa da jornalista Larissa Vaz, sob orientação de biĂłgrafos e da famĂlia, com notas de Teresa Montero, biĂłgrafa e especialista na escritora.
“Particularmente para minha mĂŁe, que morou quase 20 anos no exterior, a correspondĂŞncia com amigos, famĂlia e editores foi fundamental na sua formação profissional e sua afetividade. Assim, a criação de um selo no ano do seu centenário Ă© uma homenagem justa e muito representativa”, afirma Paulo Valente, filho da escritora.
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, em dezembro de 1920. Veio com a famĂlia — pai, mĂŁe e duas irmĂŁs — para o Brasil com pouco mais de um ano de idade. Viveu em Pernambuco atĂ© os 14, quando foi para o Rio de Janeiro, onde anos mais tarde se formou em Direito, pela Universidade do Brasil, e conheceu o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem se casou.
Clarice escreveu 17 livros, entre romances, contos, crônicas e histórias infantis. Entre suas obras mais aclamadas, estão Perto do coração selvagem, que marca sua estreia na literatura, e A paixão segundo G. H.