Clarice Lispector ganha obituário no “The New York Times”

Texto faz parte da série “Overlooked no more”, sobre pessoas notáveis cujas mortes, a partir de 1851, não foram relatadas no jornal
Clarice Lispector tem ganhado cada vez mais destaque internacional
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
21/12/2020

O The New York Times publicou em seu site um obituário de Clarice Lispector. No mês em que se comemora o centenário da escritora, o jornal americano recupera a história da escritora brasileira (nascida na Ucrânia) na série Overlooked no more (Não mais esquecidos), sobre pessoas notáveis cujas mortes, a partir de 1851, não foram relatadas no The Times.

O texto, assinado por Lucas Iberico Lozada, conta o caminho literário da autora desde Perto do coração selvagem, a surpreendente estreia em 1943. “A publicação do romance marcou o início de um longo fascínio público por sua autora, especialmente porque ela era uma mulher no mundo literário dominado pelos homens no Brasil.”

Autora de oito romances, uma novela, 85 contos, cinco livros infantis e inúmeras cartas e colunas de jornais, Clarice é hoje uma das autoras brasileiras mais conhecidas, estudas e lidas no Brasil e no exterior.

Ao falar sobre o acidentado percurso biográfico de Clarice e sua família, o texto lembra que “ela repetidamente evitou perguntas sobre seu passado nas poucas entrevistas que concedeu e distorceu os fatos nas poucas colunas autobiográficas que escreveu”.

Ao falar sobre A maçã no escuro, romance de 1961 contado do ponto de vista de um homem que acabava de matar a esposa, o texto lembra que o tradutor da obra para o inglês, Gregory Rabassa, disse que Clarice parecia Marlene Dietrich escrevendo como Virginia Woolf, um “comentário que Lispector considerou sexista, embora tenha ecoado por muitos de seus críticos e admiradores do sexo masculino”.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Publicidade

Leia também

Rascunho

Curitiba - PR

“Jesus Kid” será lançado pela Companhia das Letras em março e marca a publicação de todos os romances do escritor paulistano pela editora
Marcos Caetano

Orlando – EUA

É bem possível que a memória afetiva esteja me traindo, mas vocês não acham que já fomos melhores ao lidar com as nossas divergências?
Rascunho

Curitiba - PR

Iluminuras publica nova edição da coletânea “Nas invisíveis asas da poesia”, que reúne alguns dos melhores versos do autor inglês
Rascunho

Curitiba - PR

Mapa da Leitura, fundado por Yasmin Wink, é uma realização da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias que identifica essas instituições ao redor do Brasil