🔓 “Ciropédia”, do grego Xenofonte, ganha tradução

Obra lançada pela Fósforo traz ensinamentos sobre liderança e, ao longo dos séculos, influenciou nomes como Júlio César e Maquiavel
Detalhe da capa do livro “Ciropédia”, de Xenofonte
26/08/2021

No livro Ciropédia, lançado pela Fósforo, o grego Xenofonte trata da vida do imperador persa Ciro, oferecendo reflexões sobre liderança, admiração e obediência. A tradução, direta do grego antigo, é assinada por Lucia Sano.

O trabalho do autor influenciou grandes nomes de guerreiros, conquistadores e estudiosos das relações de poder ao longo dos séculos. Júlio César e Maquiavel, autor O príncipe, são dois dos que beberam de seus ensinamentos.

“Os homens obedecem com prazer àquele que consideram ser mais prudente do que eles com relação aos seus próprios interesses. Você pode perceber que isso acontece em muitas situações, sobretudo com os doentes, que chamam por vontade própria homens que ditarão o que devem fazer”, diz um trecho da obra.

Xenofonte, nascido em uma família aristocrática da Grécia Antiga, viveu entre o terceiro e segundo século antes de Cristo. Discípulo de Sócrates, escreveu sobre história, educação e teoria política.

Ciropédia
Xenofonte
Trad.: Lucia Sano
Fósforo
400 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho