Cidinha da Silva é a convidada do Festival Sempre um Papo, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (16), às 19h30. O encontro acontece no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21), com entrada gratuita por ordem de chegada. Após a conversa, mediada pelo jornalista Afonso Borges, a autora participa de sessão de autógrafos.
No evento, Cidinha lança dois títulos: Só bato em cachorro grande, do meu tamanho ou maior: 81 lições do Método Sueli Carneiro (Rosa dos Tempos), no qual organiza, em textos breves, o legado da filósofa e ativista Sueli Carneiro, e Vamos falar de relações raciais? Crônicas para debater o antirracismo (Autêntica), coletânea que aprofunda questões como colorismo, violência racial e desigualdade estrutural, acompanhada de atividades que estimulam a reflexão crítica.
Trajetória
Autora de 22 livros, Cidinha da Silva nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1967, e é referência no debate sobre relações raciais no Brasil. Entre suas obras premiadas estão Um Exu em Nova York (Prêmio Biblioteca Nacional, 2019) e O mar de Manu (Prêmio APCA, 2022). Seus textos foram traduzidos para o espanhol, francês, inglês, italiano e catalão, e vários integram políticas públicas de leitura no Brasil. Cronista do jornal Rascunho, Cidinha também organizou coletâneas fundamentais sobre ações afirmativas e africanidades.
Festival Sempre um Papo
Criado em 1986, o Sempre um Papo completa 40 anos em 2026 e já promoveu mais de 8 mil eventos em 40 cidades, reunindo um público superior a 3 milhões de pessoas. Além de Belo Horizonte, também mantém programação regular em São Paulo, Brasília e Paracatu (MG). Todos os encontros são gravados e disponibilizados no canal do projeto no YouTube, que tem mais de 110 mil inscritos.
Entre setembro e outubro, o festival recebe ainda autores como Maria Ribeiro, Ruy Castro, Heloisa Seixas e Aline Bei.
Serviço
Sempre um Papo recebe Cidinha da Silva
16 de setembro (terça-feira), às 19h30
Teatro José Aparecido de Oliveira – Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21 – BH)
Entrada gratuita