Ciclo de eventos debate a vida e obra de Orwell

Promovidos pela Tordesilhas, por ocasião da nova tradução de “1984”, encontros virtuais abordam diferentes questões pertinentes à obra do autor britânico
George Orwell, autor de “1984”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
20/02/2021

A obra de George Orwell caiu em domínio público em janeiro de 2021 e, desde então, vem ganhando diferentes reedições. A novidade da vez é o 1984 da Tordesilhas, em tradução de Ronaldo Bressane.

Para celebrar o lançamento, a editora preparou três encontros virtuais — nos dias 28 de fevereiro e 3 e 6 de março, em diferentes horários — para debater a vida e obra do escritor britânico, todos com transmissões já agendadas pelo canal do YouTube da casa.

Para abrir o ciclo, no dia 28 deste mês, a mestre em estudos de ficção científica Cláudia Fusco conversa às 15h com Richard Bradford, autor da biografia Orwell: um homem do nosso tempo. No bate-papo, os convidados traçam um paralelo entre a trajetória pessoal e profissional do autor com os tempos atuais.

Já no primeiro evento de março, às 19h do dia 3, Rita von Hunty e Ana Rüsche participam da mesa O olho que tudo vê: autoritarismo e vigilância a partir de George Orwell.

Para encerrar, às 15h do dia 6 de março, diversos tradutores se encontram para discutir os desafios de verter um clássico para o português. Com mediação do jornalista Rogério Galindo, a mesa conta com Bressane (Tordesilhas), Bruno Mattos (Buzz), Antonio Xerxenesky (Antofágica), Aline Storto (Aleph) e Luisa Geisler (Novo Século).

1984
George Orwell
Trad.: Ronaldo Bressane
Tordesilhas
352 págs.
Orwell: um homem do nosso tempo
Richard Bradford
Trad.: Renato Marques de Oliveira
Tordesilhas
376 págs.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Publicidade

Leia também

Rascunho

Curitiba - PR

“O som do rugido da onça” narra trajetória de crianças indígenas capturadas no Brasil no século19 pelos pesquisadores alemães Von Spix e Von Martius
Rascunho

Curitiba - PR

Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Mia Couto, José Luís Peixoto e Gonçalo Tavares abrem a temporada 2021 do evento, idealizado e conduzido por Afonso Borges
Rascunho

Curitiba - PR

Nos quase 60 textos de “Coragem de viver”, escritor gaúcho homenageia sua mãe, Maria Carpi, que completou 30 anos de atividade poética em 2020
Carolina Vigna

São Paulo - SP

Se não for possível uma conversa inteligente em duas respostas, simplesmente desisto e concordo com o que for