A obra de George Orwell caiu em domínio público em janeiro de 2021 e, desde então, vem ganhando diferentes reedições. A novidade da vez é o 1984 da Tordesilhas, em tradução de Ronaldo Bressane.
Para celebrar o lançamento, a editora preparou três encontros virtuais — nos dias 28 de fevereiro e 3 e 6 de março, em diferentes horários — para debater a vida e obra do escritor britânico, todos com transmissões já agendadas pelo canal do YouTube da casa.
Para abrir o ciclo, no dia 28 deste mês, a mestre em estudos de ficção científica Cláudia Fusco conversa às 15h com Richard Bradford, autor da biografia Orwell: um homem do nosso tempo. No bate-papo, os convidados traçam um paralelo entre a trajetória pessoal e profissional do autor com os tempos atuais.
Já no primeiro evento de março, às 19h do dia 3, Rita von Hunty e Ana Rüsche participam da mesa O olho que tudo vê: autoritarismo e vigilância a partir de George Orwell.
Para encerrar, às 15h do dia 6 de março, diversos tradutores se encontram para discutir os desafios de verter um clássico para o português. Com mediação do jornalista Rogério Galindo, a mesa conta com Bressane (Tordesilhas), Bruno Mattos (Buzz), Antonio Xerxenesky (Antofágica), Aline Storto (Aleph) e Luisa Geisler (Novo Século).