Em comemoração ao centenário de José Saramago, a Companhia das Letras e o Sesc São Paulo promovem o encontro “Saramago 100 anos: uma homenagem”, no dia 25 de agosto, quinta-feira, no Sesc Pinheiros. Sob direção de Felipe Hirsch, o evento contará com a participação de Pilar del Rio, falas de Danilo Santos de Miranda e Luiz Schwarcz, além de leituras de Andrea del Fuego, Milton Hatoum e Zezé Motta.
O evento tem apoio da Fundação José Saramago e faz parte de uma série de comemorações promovidas pela Companhia da Letras, ao longo deste ano, em homenagem a um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa, que completaria 100 anos em 16 de novembro de 2022.
Nascido em uma família de camponeses do Ribatejo, em Portugal, Saramago exerceu diversas profissões — como serralheiro, desenhista, funcionário público, editor e jornalista — antes de se dedicar apenas à literatura. Prêmio Nobel de literatura de 1998 — o único em língua portuguesa —, escreveu os romances O evangelho segundo Jesus Cristo e Ensaio sobre a cegueira. Saramago faleceu em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, em 2010.