A celebrada escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie estará no Rio de Janeiro nestesábado (14). Ela participa do LER — Salão Carioca do Livro. A conferência, com título “Contando histórias para empoderar e humanizar”, tem mediação de Djamila Ribeiro e acontece no Maracanãzinho, às 19h.
Autora de livros como Americanah, Notas sobre o luto e Meio sol amarelo, lançados no Brasil pela Companhia das Letras, Chimamanda é uma das vozes mais ativas em defesa do feminismo como instrumento de libertação social.
Suas conferências no TED, que foram transformadas em livro, somam mais de 20 milhões de visualizações e a mais famosa delas, Sejamos todos feministas, teve um trecho usado por Beyoncé no single Flawless.
Para além de seus ensaios, Chimamanda também é celebrada por suas narrativas ficcionais, nas quais aborda aspectos da sociedade nigeriana contemporânea e também resgata marcos históricos, reflete sobre temas como racismo, machismo, a diáspora africana e seu impacto nas vidas de mulheres negras.
A autora foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2015, e também uma das 50 maiores líderes mundiais pela revista Fortune, em 2017.