🔓 Chico Buarque fala sobre João Cabral de Melo Neto

Escritor e compositor participa do programa “Poesia e Prosa”, comandado por Maria Bethânia, que vai ao ar na TV Cultura, no sábado (2), às 20h45
João Cabral de Melo Neto, autor de “Morte e vida Severina”
29/12/2020

A TV Cultura exibe no próximo sábado (2), às 20h45, um novo episódio da série Poesia e Prosa com Maria Bethânia. João Cabral de Melo Neto é o foco desta edição do seriado em que a cantora coloca em destaque, a partir de conversas descontraídas e afetivas, obras de grandes escritores brasileiros. Bethânia recebe Chico Buarque para o bate-papo — o programa também conta com depoimento de Evaldo Cabral, irmão do autor.

João Cabral de Melo Neto sonhou com uma poesia sólida, feita do peso da realidade e traz em seus versos a beleza da pedra, do chão seco do sertão, do amor dos mal amados e a explosão de uma vida severina. Para falar sobre essa trajetória, o programa recebe Chico Buarque, que ainda muito jovem musicou trechos do poema Morte e Vida Severina, e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Wander Melo Miranda. Além de depoimentos de Evaldo Cabral, historiador e irmão de João Cabral, do escritor Alberto da Costa e Silva e de Adélia Menezes, professora da Universidade de São Paulo.

Bethânia recita trechos de Morte e Vida Severina e outras grandes obras do autor, como Os três mal amados. Acompanhada de Chico Buarque, Bethânia interpreta a letra de Construção, composição de Chico que traz grandes semelhanças com as obras de João Cabral.

Poesia completa
João Cabral de Melo Neto
Alfaguara
896 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho