🔓 Cepe lança livros vencedores de seu prêmio literário

Os ganhadores são Vanessa Molnar (“A importância dos telhados”), Emir Rossoni (“Erros, errantes e afins”) e Zulmira Alves Correia (“As cartas de Maria”)
Zulmira Alves Correia venceu na categoria Poesia com “As cartas de Maria”
18/12/2020

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lançou os três títulos vencedores do V Prêmio Cepe Nacional de Literatura. No Romance, Vanessa Molnar, de Santo André, ganhou com A importância dos telhados. O vencedor na categoria Conto foi o gaúcho Emir Rossoni, com Erros, errantes e afins. E na Poesia, a cearense Zulmira Alves Correia, autora de As cartas de Maria, foi a escolhida.

Erros, errantes e afins, de Emir Rossoni, reúne 12 narrativas curtas. As histórias levantam questões sociais e culturais presentes no dia a dia, como preconceito e segregação. O livro, segundo o autor, foi escrito aos poucos, ao longo de mais de dez anos.

Zulmira Alves Correia, 23 anos, foi a mais nova e única nordestina a levar o prêmio nesta edição. Em seu livro, conta as histórias que ouviu quando menina, do avô Raimundo. O poema tem como protagonista Maria, sua bisavó, que através de cartas escritas para sua mãe, conta suas aventuras, depois de fugir de casa para viver com um andarilho, por quem se apaixonou.

O conflito com a passagem do tempo é um dos temas do romance A importância dos telhados, da paulista Vanessa Molnar. O que a princípio parece um livro pessimista, ganha um sopro de otimismo ao longo da narrativa, transformando a realidade. Passado e presente se confrontam e se completam no cotidiano de Elle e em suas recordações sobre temas como ditadura militar, tortura, tolerância religiosa e preconceito social.

Prêmio 2021
Até 15 de janeiro de 2021 estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e para o 3º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil. O edital pode ser acessado aqui.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio digital. O 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura contemplará as categorias Poesia, Conto e Romance — a premiação é de R$ 20 mil para cada vencedor. Já o 3º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil vai premiar o vencedor de cada categoria com R$ 10 mil. O resultado será divulgado até 15 de junho de 2021.

A importância dos telhados
Vanessa Molnar
Cepe
Erros, errantes e afins
Emir Rossoni
Cepe
As cartas de Maria
Zulmira Alves Correia
Cepe
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho