🔓 Cena literária negra no Brasil é analisada em livro

Em “Escritos negros”, Tom Farias reúne entrevistas, reportagens e resenhas sobre escritores como Conceição Evaristo e Salgado Maranhão
Tom Farias, autor de “Escritos negros”
25/01/2021

O jornalista e escritor Tom Farias lança no próximo sábado (30) Escritos negros: crítica e jornalismo literário, pela Malê. O evento acontece às 17 horas, no canal do YouTube da editora, e conta com a participação dos escritores Éle Semog, Cristiane Sobral e Salgado Maranhão, com mediação de Simone Ricco.

O livro reúne matérias, entrevistas e resenhas sobre a cena literária negra nos últimos 30 anos, tempo em que o jornalista se dedicou ao ofício de produzir fortuna crítica para obras de Conceição Evaristo, Éle Semog, Elisa Lucinda, Salgado Maranhão, Carolina Maria de Jesus, Cristiane Sobral, Maria Firmina dos Reis, Paulo Lins e o cronista do Rascunho Itamar Vieira Junior, entre outros escritores e escritoras negros.

Tom Farias é o biógrafo de figuras importantes da formação cultural brasileira, como José do Patrocínio (1853-1905), Cruz e Sousa (1861-1898) e Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Em Escritos negros  ele reúne uma seleção de crítica literária e de verbetes biográficos que dimensionam a atuação de escritores e escritoras negras na literatura brasileira.

Escritos negros: crítica e jornalismo literário
Tom Farias
Malê
382 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho