A Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura) está com inscrições abertas para o Curso Livre de Preparação de Escritores (CLIPE) na categoria adulto. As inscrições são feitas pelo site da instituição até 5 de fevereiro.
Para participar do processo seletivo do CLIPE ADULTO é necessário ter mais de 18 anos e enviar uma pequena amostra de seu trabalho em prosa ou poesia. Os candidatos poderão se inscrever para os dois gêneros literários, desde que enviem um trabalho para cada, porém só cursarão uma das categorias.
O curso Ă© gratuito e promove um exercĂcio livre do potencial criativo por meio da palavra escrita. Na edição deste ano serĂŁo oferecidas 90 vagas, sendo 45 vagas para cada gĂŞnero literário e haverá lista de espera para 10 candidatos por turma. Os candidatos aprovados receberĂŁo um e-mail e/ou telefonema confirmando a participação. As aulas sĂŁo online, Ă s quartas-feiras, das 19h Ă s 21h, e aos sábados, das 14h Ă s 16h, com inĂcio previsto para o dia 4 de março.
Trata-se de uma formação anual que consiste em oito módulos mensais, com oito encontros de 2h cada. Os assuntos dos módulos oferecem aos alunos uma experiência ampla e consistente de formação literária sobre gêneros, técnicas, estilos, obras e autores relevantes, sem um caráter acadêmico e privilegiando os aspectos criativos da linguagem, tanto em prosa como em poesia.
Compõem o corpo docente deste ano o escritor e professor de escrita criativa Marcelo Maluf, que é autor do livro de contos Esquece tudo agora e do infantil As mil e uma histórias de Manuela (Autêntica, 2013).
AlĂ©m de Isabella Martino, escritora, professora de literatura, pesquisadora e comunicĂłloga. Martino Ă© fundadora e coordenadora do Clube de Poesia da Biblioteca Mário de Andrade e tambĂ©m conduz a comunicação do CĂrculo de Poemas, projeto em parceria da Editora FĂłsforo e Luna Parque.
Criado em 2013, o CLIPE já contribuiu com o aperfeiçoamento de 660 escritores, resultando em mais de 100 tĂtulos publicados, muitos deles com prĂŞmios de incentivo para publicação. A Casa das Rosas integra a Rede de Museus-Casas Literários de SĂŁo Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SĂŁo Paulo e gerenciada pela Poiesis.