🔓 Cartas inéditas de Clarice são publicadas em livro

A maior parte do material é endereçada a amigos escritores, entre eles João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Lêdo Ivo e Otto Lara Resende
Clarice Lispector, autora de “A paixão segundo G. H.”
01/10/2020

(01/10/2020)

A Rocco acaba de publicar uma coletânea que reúne a correspondência escrita por Clarice Lispector ao longo de sua vida. Entre o material selecionado em Todas as cartas, parte é inédito para o público.

A maior parte do material inédito é endereçada a amigos escritores, entre eles João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Lêdo Ivo, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles, Natércia Freire e Mário de Andrade. As correspondências foram organizadas por décadas — de 1940 a 1970 — e contam com 510 notas da biógrafa Teresa Montero, que contextualizam o material no tempo, no espaço e nas inúmeras citações a personalidades e referências culturais.

O volume resultou de uma pesquisa realizada pela jornalista Larissa Vaz, sob orientação de biógrafos e da família, para trazer uma visão integral de Clarice. A escritora viveu quase duas décadas no exterior e sempre escreveu neste período, para cultivar o afeto da família e dos amigos e para tratar da publicação dos seus livros.

O lançamento de Todas as cartas faz parte da comemoração do centenário de Clarice Lispector, em 10 de dezembro de 2020.

Todas as cartas
Clarice Lispector
Rocco
864 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho