Sobre o amor e outras traições é o título do oitavo livro da poeta e ficcionista Carmen Moreno. Lançada pela Patuá, a obra está em pré-venda no site da editora. O prefácio é assinado pela jornalista e escritora Cecilia Costa. O membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Antonio Carlos Secchin também escreve sobre livro e autora.
A coletânea de poemas é dividida em cinco capítulos: “O fim”, “Mudança de pele”, “Incêndios”, “O amor (que não traiu)” e “Outras traições”.
O primeiro capítulo trata de amor, perda, dor e separação — e também de recuperação, resgate de si mesma. O segundo segmento aborda a noção de coragem para amar, se ferir, se reconstituir, ou reerguer-se e seguir em frente. No terceiro, Carmen fala sobre o potencial de combustão do amor. Já no quarto capítulo, a poeta evoca o sentimento eterno e perene de amor que tem por sua mãe já falecida, também chamada Carmen. Por fim, surge um impactante grito feminista.
“Com seu discurso incisivo, mas não impositivo, pois aberto às armadilhas do acaso, a poesia de Carmen Moreno se enlaça às lições de Baudelaire, para quem a missão do escritor é transformar a dor em arte — que não cessa de doer, transfigurada, porém, pela fulguração da beleza. Dor e beleza que transbordam de muitos corpos e de muitos versos que compõem Sobre o amor e outras traições”, escreve Secchin em texto da quarta capa.
Membro do PEN Clube do Brasil, Carmen publicou, entre outros livros, Diário de Luas (romance), Sutilezas do grito (contos) e O primeiro crime (romance policial), todos pela Rocco. Também é autora dos livros de poesia De cama e cortes e Loja de amores usados.
Integrou mais de 40 coletâneas, dentre elas: Antologia da nova poesia brasileira, de Olga Savary e Mais 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, organizada por Luiz Ruffato.