(04/11/20)
Uma campanha lançada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) pretende incentivar a volta do pĂşblico Ă s livrarias fĂsicas. Como slogan “Estamos prontos para novas histĂłrias”, a entidade pretende realizar, atravĂ©s do Instagram e outras redes sociais da ANL, a divulgação de novidades, agendas de lives e outras ações online, em que livreiros poderĂŁo integrar o espaço cultural virtual junto Ă Associação.
Em parceria com a editora Sesi-SP, a ANL criou uma sĂ©rie de peças gráficas que livreiros, editores, distribuidores, autores e leitores poderĂŁo usar em suas redes sociais, sempre acompanhadas pela hashtag #eunalivraria. As peças estĂŁo disponĂveis no site da instituição.
Com a pandemia do novo coronavĂrus, as livrarias foram um dos setores da economia mais afetados. No entanto, o fechamento do comĂ©rcio abriu e intensificou novas conexões online. Segundo o presidente da ANL, Bernardo Gurbanov, a pandemia acelerou alguns processos que já estavam em curso, um deles Ă© o do comĂ©rcio eletrĂ´nico e o uso das mĂdias digitais.
“As livrarias estĂŁo se conscientizando, cada vez mais, da necessidade de aproveitamento desses recursos para minimizar o impacto na queda de vendas e atĂ© para impulsioná-las novamente. Estamos caminhando para um modelo hĂbrido, em que as livrarias precisam trabalhar entre o mundo fĂsico e o mundo virtual”, diz Gurbanov.