🔓 Câmara discute socorro ao setor editorial

Projeto de Lei pretende criar três tipos de linhas de crédito, que envolvem editoras, pequenas e médias livrarias, além de sebos 
09/06/2021

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados está discutindo um Projeto de Lei que pretende criar três tipos de linhas de crédito: uma específica para o setor editorial, outra para pequenas e médias livrarias e sebos, com limite de R$ 1 milhão para compra de estoque de livros, e uma terceira para informatizar inventário e elaborar estrutura de e-commerce, de até R$ 100 mil.

Nesta semana foi aprovado parecer da deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP) a respeito do Projeto de Lei 2.604/2020, que prevê ainda a redução do valor da tarifa postal para envio de livros nacionais e propõe que as editoras garantam aos autores o devido direito autoral estabelecido em contrato sobre o preço de capa dos livros comercializados ou produzidos durante a calamidade pública.

No relatório agora aprovado pelos seus colegas, a deputada paulista apresentou duas emendas que ampliam o prazo de vigência da lei para os 12 meses subsequentes à vigência da calamidade pública.

O PL tem como autora a deputada Fernanda Melchionna (PSOL/RS). Agora segue para a Comissão de Finanças e Tributação e depois vai para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Na sequência, segue para o Senado.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho