🔓 Cacaso tem obra reunida em volume único

“Poesia completa” traz os seis livros do autor mineiro, fortuna crítica, além de uma seleção de poemas inéditos compilados pela editora Heloisa Jahn
Cacaso, um dos poetas mais importantes da chamada “Geração mimeógrafo”
17/10/2020

(17/10/20)

Assim como fez com as obras de Paulo Leminski, Ana Cristina Cesar e Waly Salomão, a Companhia das Letras reúne agora a produção poética do mineiro Cacaso em um único volume. Poesia completa traz os seis livros do autor — de A palavra cerzida (1967) a Mar de mineiro (1982) —, além de uma seleção de poemas inéditos recolhidos pela editora Heloisa Jahn.

São versos tirados de 23 cadernos, que incluíam também letras de música, anotações, desenhos e fotografias. Esses diários abrangem uma década, de 1977 a 1987, ano da morte prematura do poeta, aos 43 anos. As 60 letras reunidas no livro foram selecionadas pela cantora e compositora Rosa Emília Dias.

Fecham o volume, textos críticos de Roberto Schwarz, Heloisa Buarque de Hollanda, Francisco Alvim, Vilma Arêas e Mariano Marovatto, que destacam a importância de Cacaso para a geração de poetas surgidos nos anos 1970 (a chamada Geração Mimeógrafo).

Poesia completa
Cacaso
Companhia das Letras
456 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho