A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal abre nesta quarta-feira (27) as inscrições para o I PrĂŞmio Candango de Literatura, que irá distribuir cerca de R$ 180 mil em prĂŞmios. Um solenidade hoje, Ă s 17h, no Cine BrasĂlia, marca o lançamento oficial do prĂŞmio.
O concurso vai contemplar obras de autores de lĂngua portuguesa em seis categorias: Romance, Poesia, Conto, PrĂŞmio BrasĂlia, Capa e Projeto Gráfico. AlĂ©m disso, duas linhas serĂŁo destinadas a iniciativas de incentivo Ă leitura (Geral e Pessoa com DeficiĂŞncia). Junto com o prĂŞmio em dinheiro, os autores concorrem a um trofĂ©u criado especialmente pelo artista AndrĂ© Cerino. Podem se inscrever escritores de lĂngua portuguesa de qualquer parte do mundo, que tenham publicado livros em primeira edição em 2021.
“A importância do prĂŞmio está em trazer Ă baila a literatura contemporânea. O pensamento moderno, de hoje, Ă© o que nos interessa. O que estĂŁo dizendo nossos novos escritores Ă© que nos interessa. Com isso instigamos a criatividade e a literatura atual. DaĂ sua indiscutĂvel importância”, diz MaurĂcio Melo JĂşnior, escritor e presidente do Instituto Casa de Autores, que conduz a realização do concurso.
A curadoria do prĂŞmio será de Ignácio de Loyola BrandĂŁo. Contista, romancista, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras, sua obra já foi traduzida para diversos idiomas. “Em momento de sufoco para a cultura brasileira, o PrĂŞmio Candango nos faz respirar e acreditar que Ă© possĂvel enfrentar, seguir, criar, produzir”, diz o autor dos romances Zero e NĂŁo verás paĂs nenhum.