🔓 Brasileiras fundam editora na França para publicar mulheres

A editora Simone Paulino, a designer Gabriela Castro e a escritora Marcia Tiburi são as fundadoras da Nossa Éditions, que no primeiro ano lançará cinco títulos
30/08/2022

Uma editora feita por brasileiras na França focada na publicação de livros escritos por mulheres latino-americanas e francesas. Esse é o conceito da Nossa Éditions, projeto idealizado pela escritora e fundadora da Editora Nós, Simone Paulino, pela designer e sócia-fundadora do Bloco Gráfico, Gabriela Castro, e por Marcia Tiburi, filósofa, artista plástica e escritora.

Com sede em Paris, a Nossa pretende lançar cinco títulos durante seu primeiro ano de existência, com tiragens iniciais de mil exemplares cada. A ideia é começar a distribuição no mercado francês, em livrarias independentes que tenham interesse pela produção literária contemporânea que dialoga com outros saberes e culturas.

Os primeiros títulos a serem publicados são: Sous mes pieds, mon corp, de Marcia Tiburi, com fragmentos das pinturas da própria autora; Tristes Nords: une anthropologue autochtone à Paris, de Kowawa Kapukaja Apurinã, com fotografias de Fernanda Tafner; e 9 Juillet, de Marie-Caroline Saglio-Yatzimirsky.

Para celebrar o início da editora, Sous mes pieds, mon corps será lançado durante a abertura da primeira exposição individual de Márcia Tiburi (TERRADORADA), no dia 7 de setembro, em Paris. Na mostra, estará exposta a obra homônima que inspirou a concepção da edição francesa.

História
O nome da editora foi escolhido como “uma síntese da pluralidade feminina e do pertencimento que se deseja dar a todas as mulheres que participarem de algum modo do projeto”. A ideia é criar uma rede de escritoras, artistas plásticas, fotógrafas, pensadoras, jornalistas, livreiras, profissionais do livro e estudiosas do Brasil que transitam pela França e pela Europa.

“A Nossa é a concretização de uma ideia de mundo. Um lugar de encontro do pensamento e do fazer feminino que não se deixa oprimir ou limitar, nem mesmo pela atrasada concepção de fronteiras ou de barreiras linguísticas. Todas nós, cada uma a seu modo, somos operadoras da cultura no Brasil. E o Brasil interessa ao mundo, ao contrário do que tentaram nos fazer crer”, diz a editora Simone Paulino.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho