🔓 BPP promove quarta edição da Flibi

Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná, que acontece entre 8 e 11 de dezembro, reúne autores como Joca Reiners Terron, Ignácio de Loyola Brandão e Eliane Brum
Ignácio de Loyola Brandão, autor de “Deus, o que quer de nós?”
03/12/2020

(03/12/20)

A Biblioteca Pública do Paraná promove entre os dias 8 e 11 de dezembro a quarta edição de sua festa literária, a Flibi. Devido à pandemia da Covid-19, a programação deste ano acontece totalmente online, com bate-papos ao vivo e gratuitos transmitidos no canal do YouTube BibliotecaPR.

Eliane Brum, Ignácio de Loyola Brandão, Xico Sá, Ferréz e Mel Duarte são alguns dos mais de 20 convidados do evento, que também conta com oficinas e atrações para o público infantil. O tema da Flibi 2020, que tem curadoria do escritor e jornalista Yuri Al’Hanati, é “História ao Vivo” — uma reflexão acerca das grandes transformações vivenciadas pelos povos do mundo na contemporaneidade.

Veja os destaques da programação:

Terça-feira, dia 8

20h
Abertura: História ao Vivo — com Eliane Brum
A jornalista e romancista gaúcha, autora do recente Brasil, construtor de ruínas, reflete sobre as profundas transformações do país ao longo dos últimos anos e como essas mudanças são compreendidas na arte e na política.
Mediação: Mauri König

Quarta-feira, dia 9

17h30
Bate-papo: Prêmio Biblioteca Digital — com Mariana Basílio, Guido Viaro, Alécio Donizete e Leonardo Nogueira
Os primeiros colocados das quatro categorias do concurso literário promovido pela BPP em 2020 falam de seus processos criativos e próximos projetos.
Mediação: Omar Godoy

20h
2020 no Divã — com Christian Dunker
Quarentena, o novo normal e as novas dinâmicas sociais provocadas pela pandemia da Covid-19 são alguns dos temas deste encontro. O psicanalista Christian Dunker, coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo, discute as psicopatologias e a saúde mental no Brasil confinado.
Mediação: Julie Fank

Quinta-feira, dia 10

17h30
Olhar para Onde? — com Xico Sá e Luís Henrique Pellanda
A crônica, gênero híbrido experimentado a partir do olhar subjetivo, precisou se reinventar na quarentena. De onde o cronista que passeia por ruas vazias tira seu material literário? Os autores Luís Henrique Pellanda e Xico Sá discutem a crônica diante de situações adversas para a observação.
Mediação: Mariana Sanchez

20h
A Poética do Agora — com Mel Duarte
Dos livros ao slam de rua, a poesia, na escrita e na oralidade, experimenta uma renovada popularidade. Mel Duarte comenta o momento da poesia no Brasil, o resgate da tradição oral e a força política das palavras para fora da bolha literária.
Mediação: Jussara Salazar

Sexta-feira, dia 11

17h30
Nação e Raça — com Paulo Scott e Ferréz
As complexas relações no debate político do racismo estrutural, tema reaceso em 2020 por casos como o de George Floyd, nos Estados Unidos e João Alberto Silveira Freitas, no Brasil, são comentados pelos escritores Paulo Scott (Marrom e amarelo) e Ferréz (Capão pecado).
Mediação: Elias Junior

20h
Painel: Admirável País Novo — com Ignácio de Loyola Brandão, Joca Reiners Terron e Luisa Geisler
Três autores de gerações diferentes comentam suas distopias, os desafios da ficção em alcançar a realidade brasileira e discutem o papel da fabulação do futuro na compreensão do presente.
Mediação: Christian Schwartz

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho