A Global acaba de lançar um box com os três livros da obra Corpo de baile, do mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967), composta por sete longas narrativas. Todos os títulos — Manuelzão e Miguilim, No Urubuquaquá, no Pinhém e Noites do sertão — têm artes exclusivas e são acompanhados por textos de apoio.
O primeiro deles, Manuelzão e Miguilim, traz as novelas Campo geral e Uma estória de amor. No Urubuquaquá, no Pinhém vem com uma a mais, sendo formado por O recado do morro, Cada-de-bronze e A história de Lélio e Lina. Para finalizar, Noites do sertão apresenta Dão-Lalalão e Buriti.
As narrativas têm em comum o cenário sertanejo, marca definitiva da prosa rosiana, e passeiam pelas angústias de personagens complexos — como um homem rural que, em uma de suas aventuras noturnas pela cidade, se apaixona pela prostituta Doralda ou as aflições do vaqueiro Manuelzão, que constrói uma capela em memória de sua mãe.
Corpo de baile, publicado originalmente em 1956, foi distribuído inicialmente em dois volumes e lançado um pouco antes de Grande sertão: veredas, a obra-prima do diplomata e escritor nascido em Cordisburgo (MG), em junho de 1908, e morto no Rio de Janeiro (RJ), em novembro de 1967.