🔓 Box celebra 50 anos do “Romance D’A pedra do reino”

Um dos livros fundamentais da literatura brasileira no século 20, romance do paraibano Ariano Suassuna ganha box com dois volumes e materiais extras
Ariano Suassuna, autor de “Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do vai-e-volta”
04/10/2021

O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna, está completando 50 anos de lançamento. Um dos livros fundamentais da literatura brasileira no século 20, o romance ganha uma edição especial, que chega às livrarias em um box de dois volumes, publicado pela Nova Fronteira.

Repleto de humor e lirismo, com diversas referências à cultura nordestina, o Romance d’A Pedra do Reino narra a história de Dom Pedro Dinis Ferreira, o Quaderna. Preso por subversão no interior da Paraíba, ele conta a saga de sua família ao corregedor e se declara descendente de legítimos reis brasileiros, castanhos e “cabras” do Sertão. Fala ainda do seu envolvimento com lutas e desavenças políticas, literárias e filosóficas.

No primeiro tomo, o leitor encontra, além do próprio romance, uma apresentação detalhada do professor e pesquisador Carlos Newton Júnior sobre o contexto em que ele foi escrito. Estão lá também ensaios já clássicos sobre o livro assinados por nomes como Rachel de Queiroz e Maximiano Campos.

O segundo volume está organizado como um “Caderno de Textos e Imagens”. Suas páginas guardam reproduções de documentos, fotos, ilustrações e pinturas que remetem ao processo de produção e divulgação do título.

Dentre as raridades, surgem, por exemplo, trechos do manuscrito “Sinésio, o Alumioso”. Jamais publicada, essa é a mais antiga versão da narrativa de Quaderna. O tomo traz ainda registros em imagem de um evento que foi criado em 1993 e que teve como inspiração a cavalgada do Rapaz-do-Cavalo-Branco, personagem do livro. A festividade é realizada anualmente pelos moradores do município pernambucano de São José do Belmonte (onde se situa a Pedra do Reino).

“À primeira vez em que Ariano Suassuna me falou na Pedra do Reino disse que estava escrevendo ‘um romance picaresco’”, relembra Rachel de Queiroz em seu texto. “Mas o paraibano me enganou. Picaresco o livro é — ou antes, o elemento picaresco existe grandemente no romance, ou tratado, ou obra, ou simplesmente livro — sei lá como é que diga! Porque depois de pronto A Pedra do Reino transcende disso tudo, e é romance, é odisseia, é poema, é epopeia, é sátira, é apocalipse.”

Poeta, dramaturgo, romancista e artista plástico, Ariano Suassuna nasceu na capital da Paraíba, em 1927, e faleceu no Recife, em 2014. É autor de obras de sucesso, como a peça teatral Auto da compadecida.

Membro da Academia Brasileira de Letras e grande defensor da cultura brasileira, foi idealizador do Movimento Armorial, lançado no Recife, em 1970, com o objetivo de “realizar uma arte erudita brasileira a partir das raízes populares da nossa cultura”.

Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do vai-e-volta – Edição comemorativa (Box em dois volumes)
Ariano Suassuna
Nova Fronteira
1088 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho