🔓 Bob Dylan vende 600 composições por R$ 1,5 bilhão

Vencedor do Nobel de Literatura em 2016, compositor americano é autor de algumas das canções mais influentes de história, como “Like a rolling stone” e “Mr. Tambourine man”
Bob Dylan, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2016
08/12/2020

(08/12/20)

A Universal Music anunciou que assinou um acordo histórico para comprar todo o catálogo de composições de Bob Dylan — o que inclui clássicos absolutos como Blowin’ in the wind e Like a rolling stone, além de hits como Knockin’ on heaven’s door —, no que a imprensa americana diz ser a maior aquisição dos direitos de publicação musical de um único compositor.

De acordo com o jornal New York Times, o acordo, que cobre toda a carreira de Dylan, desde suas primeiras músicas até o álbum mais recente, Rough and rowdy ways, foi fechado diretamente com Dylan, que há muito controla a grande maioria de seus próprios direitos autorais de composição. O preço não foi divulgado, mas está estimado em mais de 300 milhões de dólares, ou cerca de R$ 1,5 bilhão. A reportagem do New York Times lembra que o primeiro contrato de Dylan foi assinado por 100 dólares.

“Não é nenhum segredo que a arte de compor é a chave fundamental para toda boa música, nem é um segredo que Bob é um dos maiores praticantes dessa arte”, diz Lucian Grainge, executivo-chefe do Universal Music Group em um comunicado.

Bob Dylan, que tem 79 anos, venceu o prêmio Nobel de Literatura em 2016. Ele tem apenas dois livros publicados — Crônicas, livro com suas memórias, e Tarântula, um romance experimental de pouco sucesso. No entanto, é tido como um dos maiores poetas da história da música.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho