A editora americana W. W. Norton anuncia o lançamento do livro Philip Roth: the biography, de Blake Bailey. Em mais de 900 páginas, o renomado biógrafo norte-americano narra os sucessos e catástrofes da vida do autor de uma obra vasta e premiada, que conta com títulos como O complexo de Portnoy (1969), Pastoral americana (1997) e O animal agonizante (2001), entre outros.
Para escrever o calhamaço, que estará disponível para o público — em inglês — a partir do dia 6 de abril, Bailey obteve acesso irrestrito aos arquivos pessoais de Roth. Além disso, teve profundas conversas com o próprio biografado e entrevistou amigos, colegas e amores do escritor.
A obra também apresenta algumas situações críticas da vida de Roth, como quando sua carreira foi quase arruinada devido ao seu primeiro casamento, e passa pela amizade competitiva que ele teve com Saul Bellow, John Updike e William Styron.
Nascido em 1933, em Newark, Nova Jersey, Roth ganhou alguns dos prêmios literários de maior prestígio do mundo — Man Booker Prize, Pulitzer, National Book Awards — e esteve cotado inúmeras vezes para vencer o Nobel, o que não aconteceu. Morreu em 2018, aos 85 anos.